Santa Rosa entra na lista dos melhores hospitais do Brasil

Pela primeira vez, um hospital de Mato Grosso é inserido no ranking mundial de saúde feito anualmente pela revista norte-americana Newsweek

O Hospital Santa Rosa (HSR) é o único representante de Mato Grosso entre os melhores hospitais do mundo. Ele ocupa a 113ª posição entre os estabelecimentos brasileiros listados no ranking Worlds Best Hospitals 2024, da revista norte-americana Newsweek. O HSR é uma das dez instituições de saúde administradas pelo Grupo Santa, terceiro maior grupo de saúde do País.

A inserção do Santa Rosa no ranking da Newsweek é o reconhecimento de uma série de ações realizadas pelo Grupo Santa desde 2019, contextualiza o diretor de Integração, Danilo Brito. Entre elas, estão a construção de uma ala premium de apartamentos, a renovação do parque tecnológico, com a aquisição de equipamentos de última geração, como o microscópio cirúrgico Kinevo 900, e a abertura de um novo centro de diagnóstico por imagem.

Além disso, houve investimento também no atendimento prestado aos pacientes. Hoje, o Hospital Santa Rosa aprimorou seu serviço de concierge e é uma das unidades do Grupo Santa atendidas pelo aplicativo digital, que facilita o agendamento de consultas e o acesso a resultados de exames.

Desde 2022, o Grupo Santa firmou uma parceria com Mayo Clinic, que há cinco anos vem sendo eleito o melhor hospital do mundo, visando elevar o padrão de atendimento. “Com o nosso Command Center Clínico, por exemplo, acompanhamos a jornada de cada paciente com inteligência artificial para aprimorar a governança clínica. Nosso intuito é que cada pessoa possa ter o melhor desfecho clínico possível nas nossas unidades”, observa Danilo Brito.

Em julho de 2023, o Hospital Santa Rosa lançou seu Centro de Cirurgia Robótica, sendo ainda hoje o único estabelecimento em Mato Grosso a dispor da tecnologia. “O ranqueamento da Newsweek é o reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo”, avalia o diretor do Grupo Santa.

Outro aspecto que favoreceu o HSR em nível nacional é a política de formação e qualificação profissional. O programa de Residência Médica mais duradouro entre os hospitais privados de Mato Grosso é do Santa Rosa, com mais de 150 médicos formados em 22 anos. “Na prática, funciona também como uma estratégia de formação e de retenção de talentos”, explica o diretor geral do Hospital Santa Rosa, Cervantes Caporossi.

Além do investimento em inovação e tecnologia, a diretora administrativa do hospital, Anne Françoize Marques, cita outro motivo para o bom ranqueamento do HSR. “Somos um hospital completo. Ofertamos todas as especialidades e temos estrutura e profissionais especializados em procedimentos de alta complexidade”, observa.

De acordo com a Confederação Nacional de Saúde e a Federação Brasileira de Hospitais, existem no Brasil 4.466 hospitais privados, sendo 99 em Mato Grosso. "Para nós, é uma grande honra ter o Hospital Santa Rosa entre os 3% mais bem avaliados do País", atesta Danilo Brito.

Grupo Santa
Desde 2019, o Hospital Santa Rosa é uma das dez unidades de saúde administradas pelo Grupo Santa, com sede em Brasília. Em 2010, o Grupo iniciou o processo de consolidação e hoje soma oito hospitais de grande porte e dois centros radiológicos distribuídos no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Grupo reúne cerca de 6 mil colaboradores diretos, dos quais 3,6 mil são médicos, e administra 1,3 mil leitos com uma média de 70 mil atendimentos por mês.

O Hospital Santa Lúcia Sul, unidade originária do grupo, foi classificado na 28ª posição no ranking da Newsweek, sendo o primeiro colocado de Brasília. Há quatro anos consecutivos, a unidade é inserida na listagem mundial da revista norte-americana.

Como funciona o ranking
O levantamento da Newsweek começou a ser feito em 2019 em parceria com a Statista, uma plataforma alemã de inteligência de mercado baseada em dados e estatísticas. Além de um ranking mundial com os 250 melhores estabelecimentos de saúde, é possível consultar a pontuação por nações.

Para construir o ranking, a Newsweek tem como ponto de partida uma pesquisa em que consulta mais de 85 mil médicos e especialistas. Dados públicos e indicadores gerenciais dos hospitais são analisados. Neste ano, pela primeira vez, o estudo incluiu países como Chile e Malásia. No total, cerca de 2,4 mil unidades de saúde distribuídas por 30 nações foram avaliadas – incluindo Estados Unidos, países europeus e asiáticos.