Espaço Projeto Parto Adequado

Home / Instituição

Conheça a Maternidade

O Hospital Santa Rosa disponibiliza estrutura completa com:
- Pronto atendimento para Ginecologia e Obstetrícia;
- Médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia para atendimento de consultas, partos e outras urgências e emergências na área;
- Serviço de anestesistas de plantão (presencial) 24h;
- Pediatras para as salas de parto;
- Serviço de Ultrassonografia
- UTI Adulto e UTI Neonatal;
- Exclusiva Suíte de Parto;

A suíte de parto do Hospital Santa Rosa coloca à disposição todo o aparato médico e tecnológico para o parto mais seguro e confortável. Tudo conforme as diretrizes da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar para o parto adequado.
- Métodos não-farmacológicos para o alívio de dor
- Banheira com cromoterapia
- Banheiro com suportes
- Espaço para o primeiro banho
- Pesagem
- Berço aquecido
- Equipamento de anestesia, caso necessário

Benefícios do Hospital Santa Rosa na Linha Materno-Infantil

Teste da Orelhinha - Realizamos os exames de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs), mais conhecido como “teste da orelhinha” para todos os Recém-Nascidos de nossa instituição.

Registro da criança - Em parceria com o Cartório Xavier de Matos, o Hospital Santa Rosa oferece o benefício de emissão do registro da Certidão de Nascimento e CPF de recém-nascidos, que pode ser feito até mesmo antes da alta hospitalar. Para efetuar a emissão, os pais deverão apresentar a declaração de nascido vivo (DNV), identidade do declarante, identidade da mãe e/ou certidão de casamento no Espaço Cartório, no guichê da Recepção Central, Piso Térreo do Hospital.

Alimentação na gestação

A alimentação equilibrada da mãe proporciona condições ideais para o desenvolvimento do bebê, para isso faça três refeições ao dia (café da manhã, almoço, jantar) e dois lanches intermediários, beba pelo menos dois litros de água e evite ficar de estômago vazio e deitar imediatamente após as refeições. Recomenda–se evitar refrigerantes, frituras, alimentos industrializados e café. Inclua alimentos de vários grupos, arroz, feijão, fibras, carnes magras, alimentos com farinhas integrais, frutas, legumes e verduras. Evite alimentos gordurosos e embutidos, estes pelo excesso de sal, também fumo e álcool. Faça atividades físicas leves, conforme orientação médica e utilize as vitaminas recomendadas. Situações como náuseas e vômitos, constipação intestinal e azia são comuns na gestação, se ocorrer muito incômodo relacionados a estas situações, procure o médico.

Parto adequado

- O nascimento do bebê é um momento que inspira diversas emoções, mas também muitas dúvidas. O parto é o ápice da gestação e merece muita atenção. Um bom acompanhamento de pré-natal é fundamental para o sucesso do parto. Deve ser lembrando como um dia muito feliz na vida da família.
- Não existe um tipo de parto melhor para todas as mulheres. A decisão sobre a via de parto depende do desejo da mulher e da evolução da gestação. O PARTO ADEQUADO é aquele que, de acordo com as condições da gravidez, oferece a melhor opção de saúde e segurança para o binômio mãe-bebê.
- Parto Humanizado é você participar de todas as decisões que envolvem o seu parto. Humanizar é respeitar os desejos da mulher e as evidências científicas mais recentes. Parto Humanizado não é só Parto Vaginal; A cesárea também pode ser humanizada;

Parto Normal X Cesária

- O parto Normal é o mais indicado para 80 a 90% das mulheres;
- É a forma Natural e Fisiológica do Nascimento;
- Promove maior e mais rápido vínculo entre mãe e bebê, o que aumenta a chance de sucesso na Amamentação;
- Oferece menor risco de prematuridade, e suas consequências, diminuindo a chance de internação em UTI-Neonatal, uma vez que o bebê nasce quando ele está realmente maduro ao deflagrar o início espontâneo do trabalho de parto;
- Promove melhor imunidade adquirida ao recém-nascido por ter contato com a flora bacteriana materna durante o trabalho de parto, diminuindo a chance de alergias alimentares, asma brônquica, dentre outras doenças relacionadas com o sistema imunológico;
- Oferece menos risco de Infecção, Hemorragia e Lesão de órgãos da pelve (bexiga, intestino);
- Há menor perda sanguínea (500ml a 1 litro a menos que o parto cesárea);
- Oferece menor risco de Trombose;
- Promove melhor recuperação da mulher;
Ela possivelmente poderá se alimentar e caminhar logo após o nascimento.

Quando a Cesária é Necessária?

- O parto cesárea é o procedimento médico-cirurgico que mais salvou vidas na raça humana;
- Será a melhor via de Parto para 10 a 20% das mulheres;
- É indicada nas situações em que o trabalho de parto não progride ou quando há alguma condição de maior risco para a mãe ou do bebê (Ex: placenta prévia, sofrimento fetal agudo ou crônico, etc). No Brasil também é realizada por solicitação da mãe.
- É um procedimento cirúrgico de grande porte no qual se corta sete camadas do abdome até chegar ao útero por uma incisão de mais ou menos 10-15 centímetros feita acima dos pêlos pubianos.
- Atualmente, é considerada uma cirurgia muito SEGURA!
- Cirurgia eletiva respeitando o desejo da paciente também pode e deve ser realizada com todos os princípios da humanização, mas deve ser agendada após 39 semanas de gestação, a não ser que haja alguma complicação da gestação.

Visita Guiada

Ser o local escolhido para conhecer seu ilustre e esperado bebê é uma das maiores alegrias para nós do Hospital Santa Rosa. Agende uma visita guiada e conheça toda a estrutura da nossa maternidade: (65) 3618-8174.

O que levar para a maternidade?

- Camisolas ou Pijamas confortáveis com abertura na frente para amamentação;
- Sutiãs para amamentação
- Chinelo (antiderrapante)
- Calcinhas de cintura alta
- Toalha, escova de cabelo, escova de dente e creme dental
- Absorventes ou calcinhas higiênicas
- Top escuro (para parto normal)
- Troca de roupa para saída da maternidade

Para o bebê:

- Mantas (duas unidades)
- Calças com pé e body ou pagãos
- Macacão de algodão puro com pé (3 conjuntos)
- Fralda descartável RN (1 pacote)
- Toalha fralda de banho (1 unidade)
- Pares de meia e luvas (3 pares)
- Touca (2 unidades)
- Fraldas de tecido (2 unidades)
- Escova de cabelo de cerdas macias
- Pomada para assaduras
- Troca de roupa para a saída do hospital
- Não esquecer documentos pessoais, carteira do plano, exames realizados.

Amamentação

O leite materno é considerado o alimento ideal para o primeiro ano de vida e exclusivo até o sexto mês, inclusive para bebês prematuros ou doentes, raras exceções contraindicam a amamentação. As vantagens do aleitamento materno incluem benefícios nutricionais, imunológicos e fisiológicos tanto para a mãe quanto para o filho.

Para a amamentação, a mãe deverá escolher a posição mais confortável, não é necessário limpeza da mama, o banho diário é suficiente, e a barriga do bebê deve estar voltada ao corpo da mãe. Na pega correta, a boca do bebê fica toda aberta e os lábios voltam para fora, abocanhando toda a aréola, devendo o nariz ficar livre.

Lembre-se: leite fraco não existe, o aspecto do leite materno é mais ralo, porém mantém os nutrientes necessários ao bebê. A produção do leite está ligada ao descanso e ingestão de líquidos pela mãe e a alimentação deverá ser equilibrada, com o mínimo de produtos industrializados. Fissuras nas mamas podem ocorrer, porém não deixe de oferecer o peito ao bebê, limpeza com água e sabão é suficiente para a melhora das lesões, no entanto, se permanecer, deverá procurar um médico.

Ao retorno do trabalho, a mãe poderá retirar o leite materno e guardá-lo na geladeira em frascos de vidro, bem limpos tampados e orientar oferecer ao bebê nos horários determinados à temperatura ambiente.

Cursos de Gestante

O Hospital Santa Rosa, em compromisso com o Projeto Parto Adequado, oferece um Curso de Gestantes.
O Objetivo do Curso é orientar a gestante e acompanhante com informações sobre cuidados durante a gestação, parto e pós-parto.
Local: Auditório do Hospital Santa Rosa

Previsão de Datas

Março/2018 (03/03/2018)
Julho/2018 (08/07/2018)
Novembro/2018 (11/11/2018)

Plano de Parto

Gostaríamos de conhecer melhor o que você está pensando ou planejando para o nascimento do seu bebê. O Plano de Parto é uma carta, ou uma lista onde você relaciona tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto. Mais que um documento, é uma forma de você entrar em contato com os procedimentos normalmente relacionados com o parto e nascimento, atentando para o diálogo prévio com a equipe que irá te assistir.
Entenda que não é uma lista de obrigações ou permissões para a equipe que a atenderá no nascimento do seu bebê, mas permitirá que os envolvidos conheçam seus desejos, escolhas e prioridades.
Conhecendo o que você espera, teremos chance de ajudá-la a passar pela melhor experiência possível no nascimento do seu bebê.
Segue abaixo um modelo de plano de parto

Termos de Consentimento Livre e Esclarecido

O Termo de Consentimento Informado materializa o direito e o dever do direito do paciente em participar das decisões pertinentes ao seu tratamento, cabendo ao médico alertá-lo sobre os benefícios e riscos do procedimento.

É o documento que deve embasar os esclarecimentos ao paciente, antes da realização de procedimento(s) com potencial para causar algum dano ou agravo à saúde, bem como, apresentar efeitos indesejáveis durante ou após a sua realização, sendo o risco estabelecido pelo médico executor do mesmo. Este documento deve ser assinado pelo paciente, para comprovar que lhe foi feito o devido esclarecimento antes da realização do procedimento, e pelo profissional médico que prestou os esclarecimentos (art.22, art.24 e art. 31 do Código de Ética Médica).

O paciente, ao assiná-lo, concorda com a realização do procedimento mesmo que lhe possa causar efeitos não desejados, mas previstos e previamente explicitados pelo Médico e dá uma declaração escrita da boa-fé do profissional, assumindo a responsabilidade conjunta da escolha do tratamento.

Quanto ao médico, necessário faz-se ressaltar que não está se isentando de erros, mas sim, dividindo a responsabilidade da escolha do tratamento e compartilhando com o paciente seus prováveis resultados.

- Termo de consentimento de parto normal
- Termo de consentimento de parto cesárea
- Termo de consentimento de cesárea por indicação
- Termo de consentimento de cesárea a pedido

Resultados do Projeto Parto Adequado no Hospital Santa Rosa

O Projeto Parto Adequado é um movimento de líderes brasileiros que estão profundamente comprometidos com o bem-estar de mães e recém-nascidos. Mantendo sempre os pacientes no centro da tomada de decisões, eles estão utilizando métodos de melhoria para transformar uma realidade de longa data com impacto em milhares de vidas.

O Projeto Parto Adequado – PPA é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde com vistas à melhoria da atenção ao parto e nascimento.

As medidas implementadas pelo grupo de hospitais que participam do Projeto Parto Adequado tem aumentado significativamente a taxa de partos vaginais, promovendo melhorias importantes em indicadores de saúde das gestantes e recém-nascidos assistidos.

O Objetivo do Projeto é Aumentar o percentual vaginais nas gestantes com classificação de Robson I a IV para 40% até Maio de 2019, sem aumentar a taxa de eventos adversos e de admissões em UTI NeoNatal.
Segue abaixo alguns indicadores do Hospital Santa Rosa, que são acompanhados pelo projeto parto adequado.

- Percentual de Parto vaginal (entre todas as gestantes)
- Percentual de Parto vaginal (nas gestantes com classificação de Robson I a IV)
- Taxa de eventos adversos (entre todas as gestantes)
- Taxa de eventos adversos (nas gestantes com classificação de Robson I a IV)
- Admissão de RN >2.500 Kg em UTI (entre todas as gestantes)
- Admissão de RN >2.500 kg em UTI (nas gestantes com classificação de Robson I a IV)
- Índice de satisfação com a equipe
- Índice de satisfação com o hospital

OBS: A classificação de Robson separa as gestantes em grupo, de forma que Todas as gestantes são classificadas em um, e apenas um, dos 10 grupos. Ela é Útil para caracterizar qual é a população atendida no hospital e Permite comparar diferentes hospitais, avaliando as taxas de Cesáreas por grupo de Robson. Ela utiliza quatro critérios nos quais qualquer grávida se encaixa - antecedentes obstétricos (nulípara ou multípara com ou sem cesariana anterior), o tipo da gestação (feto único cefálico ou pélvico ou transverso, gravidez múltipla), a forma como se desencadeia o parto (espontâneo, induzido ou cesariana electiva) e a idade gestacional em que o parto ocorre (antes ou a partir da 37ª semana). Os grupos de Robson 1 a 4 são aquelas gestante com maior chance de sucesso de um parto vaginal.