Programa do Hospital Santa Rosa oferece atendimento personalizado e tranquilidade a idosos

A publicitária Jossana de Souza, que mora no Canadá há 20 anos, vivia a angústia de ter que monitorar a saúde da mãe, Maria Gregório, há mais de nove mil quilômetros de distância. Aos 82 anos, a idosa permaneceu em Cuiabá enquanto a filha desbravou o mundo. A tranquilidade só veio quando Maria Gregório passou a ser atendida pelo projeto Cuidar+ no Hospital Santa Rosa (HSR).

O programa nasceu em 2019, em Brasília, onde se instalou em três unidades do Grupo Santa. No ano seguinte chegou a Cuiabá, no HSR. Com foco em oferecer atendimento integral ao idoso, o programa conta com uma equipe multidisciplinar de enfermeiros, médico geriatra, fisioterapeuta, médico vascular, psicólogo, fonoaudióloga e dentista. À partir da primeira consulta, o idoso recebe o contato de um enfermeiro com quem poderá contar a qualquer momento.

"Se o médico geriatra encaminhar o paciente para outras especialidades além das inclusas no programa, o enfermeiro navegador agenda as consultas para que o paciente tenha facilidade e não desista do agendamento", explica a enfermeira Andressa Soares, supervisora do Cuidar+.

Essa facilidade aliviou o coração de Jossana que, junto da irmã, que vive em Cuiabá, precisava lidar com a preocupação de ter uma mãe com a idade avançada, mas "imparável"E co.

"A equipe do Cuidar+ liga para saber como ela estava ajuda a manter a agenda de compromissos em dia, lembra a data dos exames. Isso faz muita diferença", explica.

Maria Gregório conta que inicialmente ficou desconfiada do programa. Mas depois de uma conversa com a enfermeira via telefone, ela resolveu dar uma chance ao programa.

"Cheguei ao Cuidar+ por uma indicação depois de conseguir agendar consulta com o geriatra que me atendia. Agora não tenho mais esse tipo de preocupação", afirma Maria.

Andressa Soares explica que assim que chega ao ambulatório do Cuidar+, no quinto andar do edifício Santa Rosa Tower, o idoso é submetido a consultas com toda equipe disciplinar. Ali são identificadas as demandas do paciente e se inicia o acompanhamento, otimizando o tempo do idoso e contribuindo para que ele tenha qualidade de vida, bem-estar e autonomia.

Outro propósito do Cuidar+ é evitar que os idosos desistam de seus tratamentos.

"O objetivo do programa é oferecer para o paciente idoso atendimento especializado com uma equipe multidisciplinar e o acompanhamento integral de um enfermeiro navegador para resolver todas as demandas de saúde dele", diz.

Para participar do programa, é necessário ter 60 anos ou mais e um convênio de saúde que seja atendido pelo hospital. Depois do primeiro contato, o inscrito no programa Cuidar+ se torna um paciente VIP no Hospital Santa Rosa. Isso garante ao idoso preferência nos agendamentos de consultas e exames e atendimento diferenciado no Pronto Atendimento (PA) e nas internações.

No Cuidar+, o expediente ocorre de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 13h. Atualmente, cerca de 2.500 pacientes estão inscritos no projeto no Hospital Santa Rosa.