Colégio Brasileiro de Cirurgiões homenageia dupla de cirurgiões de Cuiabá

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) outorgou neste mês a titulação de "Membro Emérito" a Cervantes Caporossi e José Eduardo Aguilar Siqueira Nascimento, ambos cirurgiões de Cuiabá. O título é vitalício e homenageia a carreira de ambos, com pelo menos 47 anos dedicados à prática cirúrgica e à formação de cirurgiões em Mato Grosso.

Cervantes e Aguilar têm uma trajetória profissional parecida, sendo parceiros em uma iniciativa que se tornou referência nacional com reconhecimento mundial. O projeto Acerto (Acelerando a Recuperação Total Pós-Operatória), iniciado em 2005, consiste em um protocolo de cuidados dedicados a pessoas que vão passar por cirurgias. Desde o início, o projeto tem resultado na redução do período de internação do paciente, na melhoria da qualidade de vida e na diminuição dos custos hospitalares.

O livro com o mesmo nome do programa é sucesso de vendas entre a comunidade médica e já está na quarta edição. A dupla de cirurgiões se tornou conhecida pelo protocolo, cujos resultados são apresentados anualmente em um congresso médico que reúne cerca de 1.000 participantes de todo o mundo. Em 2016, foi preciso transferir o evento de Cuiabá para São Paulo devido à grande procura. Neste ano, o seminário – que está em sua 17ª edição – será em 12 de abril.

A união entre a prática cirúrgica e a pesquisa aplicada da Medicina marca a jornada profissional tanto de Cervantes, doutor em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade de São Paulo (USP), como de Aguilar, PhD em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade de Wisconsin.

Sócios em uma clínica especializada em cirurgia do aparelho digestivo em Cuiabá, os dois são professores universitários aposentados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Estiveram juntos no processo de implantação do Programa de Residência Médica (PRM) em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Júlio Müller. Os dois também implantaram o PRM em Cirurgia Geral no Hospital Santa Rosa (HSR), contribuindo assim para a formação de várias gerações de cirurgiões em Mato Grosso.

Aguilar é diretor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário UNIVAG. Cervantes é Diretor Geral do Hospital Santa Rosa, maior estabelecimento privado de Mato Grosso. Ambos, atualmente são docentes na graduação e na pós-graduação da UNIVAG.

"Esse título é o reconhecimento da qualidade da medicina que eu e meu amigo exercemos em Cuiabá, pois toda a nossa trajetória foi aqui, o que muito nos honra", avalia Cervantes.